Notícias do Mundo
União Europeia pode voltar a comprar em 20 frigoríficos brasileiros suspensos até o final do ano
Durante o 19º Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, destacou que a retomada nas negociações pode acontecer até o final do ano.
“A ministra (da Agricultura, Tereza Cristina) imagina que isso aconteça até o fim do ano”, ressaltou Mendes em entrevista coletiva após o evento. A liderança ainda reforçou que a volta das negociações ajudaria o Brasil a aumentar as exportações de proteína animal em 2020.
China
Durante a coletiva de imprensa, Mendes apontou que a exportação de carne de frango do Brasil deve aumentar aproximadamente 1% neste ano. Já as vendas ao exterior de carne suína devem ter um incremento de 3% a 5%, tendo em vista que essa estimativa é menor do que a que foi reportada em agosto pela a associação.
“Imaginávamos que chineses comprariam tudo”, disse ele. “Isso não se confirmou. Chineses são muito habilidosos para negociar e sabem que, se começassem a comprar, inflacionariam preços”, comentou.
O diretor da ABPA ainda reforça que a China dificilmente conseguirá recuperar a produção de suínos em menos de três anos, já que perderam material genético. Além disso, os chineses estão mudando as estratégias de negociações e estão começando a importar peito de frango.
“Estão lançando mão mais forte de estoque estratégico e estão começando a importar peito de frango. Até recentemente era heresia falar isso, agora tivemos venda de peito de frango para a China”, destacou Mendes, conforme foi divulgado pelo o site Broadcast Agro.