Notícias do Mundo
Resumo: Semana foi marcada por mercados em pânico
A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República confirmou que o titular da pasta, o secretário Fábio Wajngarten, está com Covid-19. A infecção pelo novo coronavírus foi confirmada em exame de contraprova.
>> Presidência confirma que Wajngarten testou positivo para Covid-19
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs restrições abrangentes a viagens da Europa para o país, obrigando passageiros a remarcar voos e levando os mercados globais a recuaram novamente, com impacto sobre companhias aéreas que já enfrentam dificuldades.
O Congresso Nacional derrubou nesta quarta-feira veto presidencial a projeto que amplia o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os frigoríficos brasileiros que atuam nas exportações de carne bovina seguem atentos ao avanço do coronavírus na China e para outros países, principalmente a Europa. De acordo com a análise Mensal do Itaú BBA, o problema logístico é grande na potência asiática e isso acaba comprometendo os desembarques de cargas e a fluidez do comércio em geral.
>> Avanço do coronavírus causa preocupação para os frigoríficos brasileiros exportadores
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou o surto do novo coronavírus como uma pandemia pela primeira vez nesta quarta-feira, e Reino Unido e Itália mostraram crescente preocupação com o impacto econômico, anunciando pacotes multibilionários para combater o vírus.
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim mensal de oferta e demanda sem mexer nos números da safra 2019/20 dos EUA.
>> USDA mantém estoques finais e exportações de soja inalterados nos EUA, mas aumenta safra do BR
O pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e economista-sênior da LCA Consultores, Braulio Borges, avalia que a maior preocupação com o surto de coronavírus é o pânico que está ocorrendo no mercado financeiro. No seminário Perspectivas 2020 – 1º trimestre, evento realizado em parceria do Ibre/FGV com o jornal O Estado de S. Paulo, Borges destacou que o mundo está mais alavancado hoje e há menos espaço para políticas econômicas, já que boa parte das ferramentas foi usada na última crise global.
>> Maior preocupação com o surto de coronavírus é pânico do mercado, diz economista
A Arábia Saudita decidiu reduzir em 10% seus preços de exportação de petróleo, no que pode ser o começo de uma guerra de preços contra a Rússia, mas com repercussões também na Venezuela, no Irã e até em empresas americanas do setor.
> Novo choque de preços no mundo; petróleo chega a cair 30% e arrasta as commodities
Fontw/link: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/254464-resumo-semana-foi-marcada-por-mercados-em-panico.html#.XmvpL6j0mUk