Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

Renda dos produtores de soja cai no Brasil, aponta Cepea

A cadeia da soja e do biodiesel representou 23,2% do PIB do agronegócio e 5,9% do PIB total do país em 2023

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a renda dos produtores de soja no Brasil caiu em 2023.

Embora o Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia da soja e do biodiesel tenha crescido 21% em relação ao ano anterior, a renda real dos produtores registrou uma redução de 5,34%. O declínio é atribuído à queda nos preços da commodity.

Apesar disso, o levantamento do Cepea, realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), aponta que a cadeia da soja e do biodiesel se manteve como um importante setor da economia brasileira, representando 23,2% do PIB do agronegócio e 5,9% do PIB total do país.

Além do PIB, o mercado de trabalho da cadeia da soja e do biodiesel também apresentou crescimento em 2023. A população ocupada no setor atingiu 2,32 milhões de pessoas, um aumento de 10,74% em relação a 2022. O crescimento foi puxado principalmente pela agroindústria de biodiesel, que registrou um aumento de 18,45% no número de trabalhadores.

As exportações da cadeia também tiveram um bom desempenho em 2023, alcançando US$ 67,6 bilhões, um aumento de 10,24% em relação ao ano anterior.

O aumento se deve principalmente ao aumento dos volumes embarcados (+24,59%), pois os preços de exportação caíram (-11,52%).

Os principais destinos das exportações da cadeia em 2023 foram China (72,39%), América do Norte, Leste Asiático e Sudeste Asiático.

 

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Fonte:https://www.canalrural.com.br/agricultura/projeto-soja-brasil/noticia/renda-dos-produtores-de-soja-cai-no-brasil-aponta-cepea/