Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

Paraná colheu 89% da área de soja, mas condições das lavouras preocupam

Boletim semanal do Departamento de Economia Rural (Deral) mostra, também, evolução da colheita do milho primeira safra.

A colheita de soja da safra 2022/23 no Paraná avançou 12 pontos porcentuais na última semana e alcançou 89% da área plantada no estado, segundo boletim semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado nesta terça-feira (4).

No entanto, as condições das lavouras continuaram piorando – na semana passada, já havia sido reportada uma degradação:

  • As plantações em condição boa representam agora 88% da área, ante 90% na semana passada;
  • Aquelas em condição média correspondem a 12% da área, ante 10% há uma semana
  • Além disso, 93% das plantações estão em fase de maturação (92% há uma semana) e 7%, em frutificação (8% antes).

Produção recorde de soja

Mesmo com o alerta sobre as condições das lavouras, o Deral reforça o recorde esperado para a produção de soja na safra 2022/23 no Paraná. Segundo os técnicos do órgão, o estado deve produzir 22,18 milhões de toneladas do grão em uma área de 5,76 milhões de hectares.

O volume é 82% superior ao do ciclo 2021/2022. A produtividade desta atual safra é de 3.845 kg por hectare (64 sacas). O chefe do Deral, Marcelo Garrido, explica que esse bom desempenho se deve, especialmente, às condições climáticas favoráveis.

Já o analista do órgão, Edmar Gervásio, afirma que com a produção recorde prevista para essa atual safra, o Paraná aumenta sua participação na produção nacional de soja, passando a representar em torno de 15% do total – nas safras anteriores, esse índice variava entre 12% e 14%.

Colheita do milho

A colheita de milho primeira safra progrediu 7 pontos porcentuais na semana e chegou a 70% da área semeada no estado. As condições das lavouras continuam as mesmas: 83% se encontram em boa situação, 16% em média e 1% estão ruins. As fases das plantações agora são as seguintes: frutificação 5% (ante 9% há uma semana) e maturação 95% (contra 91%).

Quanto à segunda safra de milho 2022/23, o plantio avançou 6 pontos porcentuais e agora chega a 99% da área esperada para o Paraná. As condições das lavouras de safrinha também não mudaram na última semana: 98% continuam em boa situação e 2%, em média.

Quanto às fases de desenvolvimento, 13% estão em germinação (ante 23% na semana passada), 82% em desenvolvimento vegetativo (74% há uma semana) e 5% em floração (3% antes).

 

Fonte: https://www.canalrural.com.br/projeto-soja-brasil/parana-colheu-89-da-area-de-soja-mas-condicoes-das-lavouras-preocupam/

Foto: Ministério da Agricultura