Notícias do Mundo
Óleo de soja: mistura obrigatória de biodiesel pode impactar preços no curto prazo
Tonelada de óleo de soja em Mato Grosso havia apresentado valorização de 2,2% diante da perspectiva de alta no percentual de biodiesel ao diesel
PUBLICADO EM 29/11/2022 ÀS 09H37 POR VIVIANE PETROLI, DE RONDONÓPOLIS (MT)
A permanência da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel em 10% pode impactar nos preços do óleo de soja no curto prazo no mercado interno em Mato Grosso. Na última semana a tonelada havia apresentado alta de 2,2% diante da perspectiva no aumento do percentual da mistura.
Na semana passada o óleo de soja no mercado interno no estado ficou cotado em R$ 6.962,50 a tonelada. Um incremento de 2,2% no comparativo a semana anterior, seguindo na contramão das cotações do óleo de soja na bolsa de Chicago.
- Granizo provoca perdas em lavouras de soja em Jaciara
- Mato Grosso: sojicultores do Araguaia temem concentração e falta de espaço na colheita
- Mato Grosso: semeadura da soja segue apenas na região nordeste
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o cenário positivo visto em Mato Grosso se devia a expectativa de reajuste na mistura obrigatória de biodiesel ao diesel em 2023.
“No entanto, sexta-feira (25), foi divulgado que para 2023 a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel permanecerá em 10%, o que pode impactar os preços no curto prazo”.
Farelo de soja registra queda
Ao contrário do óleo de soja, o farelo apresentou retração de 1,98% na variação semanal no estado e fechou na média de R$ 2.383,33 a toneladas, de acordo com o Imea.
“Mesmo com a valorização na bolsa de Chicago, a queda do dólar e os problemas logísticos de transporte causados pelas paralisações nas rodovias resultaram na retração de 1,98% no farelo no comparativo semanal”.
Óleo de soja: mistura obrigatória de biodiesel pode impactar preços no curto prazo