Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

O mercado da carne faturou US$ 3,6 bilhões nos primeiros oito meses

O Brasil é o maior exportador de carne bovina, e a consolidação de mercados consumidores deve fazer com que esse quadro se mantenha.

A produção de carne bovina no Brasil é suficiente para atender, além do mercado interno, o mercado externo. E a venda para o mercado externo traz uma receita importante para a economia do país.

Em 2019, nos primeiros oito meses do ano (de janeiro a agosto), os embarques de carne bovina in natura resultaram em um faturamento de US$ 3,6 bilhões! Esses bons resultados são reflexo de três principais pontos:

I. Economia interna fraca, prejudicando o consumo doméstico e favorecendo as exportações.

II.  Dólar em bons patamares.

III. Retomada das exportações para a Rússia.

IV. Crescente demanda chinesa.

Quanto à demanda chinesa, essa tem sido não apenas por carne bovina, mas também por carnes suína e frango. Contudo, neste artigo trataremos especificamente do faturamento e do volume da exportação da carne bovina in natura.

Vale ponderar que a carne brasileira é competitiva no mercado externo, especialmente, em função do baixo preço e da boa disponibilidade.

E, tendo em vista que o consumo mundial de alimentos vem subindo, em função do aumento da renda per capita e, também do crescimento populacional, o Brasil é o país que tem grande potencial para atender a essa crescente demanda mundial.

Mas, para manter sua participação no mercado mundial de carne bovina como grande player global, o Brasil precisa atentar a diversos fatores, entre eles destacamos as mudanças:

  • Econômicas;
  • Hábitos de consumo e
  • Exigências sanitárias e padrões de carcaça exigidos pelos países importadores.

O mercado em números

faturamento nos primeiros oito meses do ano de 2019 foi 9,3% maior que o faturamento no mesmo período de 2018.

Lembrando que o ano passado foi um ano de volumes recordes mensais. Veja aqui o primeiro deles, registrado em agosto.

Figura 1.
Faturamento com as exportações mensais de carne bovina in natura em 2018 e 2019, em mil dólares.

mercado da carne

Fonte: SECEX / Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

Destino da carne brasileira

Considerando o intervalo de janeiro a agosto deste ano, foram exportadas 939,82 mil de toneladas de carne bovina in naturavolume 16,1% maior que o registrado no mesmo período de 2018.

Veja na tabela 1 quais foram os destinos da carne brasileira e quais foram os países que mais aumentaram as compras na comparação anual.

Tabela 1.
Acumulado das exportações brasileiras de carne bovina in natura (janeiro a agosto) por país em 2018 e 2019, em mil toneladas e variação anual no período.

Fonte: SECEX / Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

Destaque para a Rússia, cujo volume de importação da carne bovina in natura brasileira aumentou significativamente em 2019, assim como Turquia, Emirados Árabes Unidos e Filipinas.

Contudo, somando o volume total embarcado para esses quatro países, temos um montante menor que o exportado para a China e Hong Kong, individualmente.

Apesar do Brasil exportar carne bovina in natura para 120 países, China e Hong Kong são os grandes compradores da carne brasileira e, juntos, concentram quase 40% das exportações nacionais.

No caso da Rússia, o crescimento expressivo é devido ao embargo da carne bovina pelo país do final de 2017 ao final de 2018, que resultou em pequeno volume exportado no ano passado.

Isso evidencia que a abertura e a ampliação de novos mercados são importantes, para que o impacto econômico seja reduzido caso haja um bloqueio comercial de um grande comprador brasileiro.

Outro ponto que vale destacar é que os incrementos nas exportações ano a ano indicam que o produto brasileiro possui não só preçomas também qualidade, podendo, assim, ampliar o seu espaço no prato do consumidor estrangeiro.

 

 

Fonte/link: Por Marina Zaia – médica veterinária – https://pastoextraordinario.com.br/mercado-da-carne-faturou-us-36-bilhoes/