Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

Nove municípios são investigados por casos de gripe aviária

Dois deles possuem granjas de criação comercial; desde a última segunda-feira, três casos suspeitos foram descartados por análises conduzidas pelo Mapa

O painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN) mantido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e atualizado duas vezes ao dia mostra, até o momento, nove municípios com investigação em andamento de possível caso de gripe aviária.

Nos locais, já foram feitas coletas de amostras que ainda não possuem resultado laboratorial conclusivo. São eles:

  1. Triunfo (RS): criação doméstica (subsistência)
  2. Gaurama (RS): criação doméstica (subsistência)
  3. Derrubadas (RS): silvestre – vida livre
  4. Chapecó (SC): criação doméstica (subsistência)
  5. Ipumirim (SC): criação doméstica (comercial)
  6. Garopaba (SC): silvestre – vida livre
  7. Salitre (CE): criação doméstica (subsistência)
  8. Aguiarnópolis (TO): criação doméstica (comercial)
  9. Eldorado do Carajás (PA): criação doméstica (subsistência)

Os municípios de Estância Velha, no Rio Grande do Sul; Nova Brasilândia, em Mato Grosso; e Gracho Cardoso, em Sergipe; todos com criação de aves de subsistência, constavam no sistema na segunda-feira (19), mas os testes descartaram a existência da doença.

Até o momento, o sistema informa que foram feitas 3.971 investigações de suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, cujas doenças-alvo são Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Foto: Governo de Santa Catarina

FONTE: https://www.canalrural.com.br/agricultura/nove-municipios-sao-investigados-por-casos-de-gripe-aviaria/