Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

Morre touro que derrubou 11 campeões mundiais da PBR e só perdeu para um brasileiro

O mundo dos rodeios se despediu na segunda-feira (24/2) de Air Time, um dos touros mais temidos pelos peões da Professional Bull Riders (PBR) nos Estados Unidos. O animal de 16 anos, olhos escuros e pretos, e pintas brancas estava aposentado desde maio de 2017, devido a uma lesão nas costas. Em sua carreira de cinco anos derrubou 11 campeões mundiais, incluindo os bicampeões JB Mauney e Jess Lockwood. Foi o único touro que Mauney, apesar de cinco tentativas, nunca venceu.

Nas 37 vezes em que entrou na arena, desde junho de 2012, o touro só foi vencido uma vez. A façanha foi do brasileiro Renato Nunes (campeão mundial de 2010), que, em março de 2014, conseguiu a estrondosa nota de 92,5 resistindo aos saltos e viradas de Air Time pelos oito segundos regulamentares.

Em sua última apresentação, em março de 2017, o touro derrubou o campeão mundial Cooper Davis em menos de 5 segundos.

O brasileiro duas vezes vice-campeão mundial João Ricardo Vieira, de 40 anos, que permanece na ativa e entrou nesta temporada para o seleto grupo de peões com mais de mil montarias da PBR, disse à Globo Rural que foi derrubado por Air Time três vezes.

“Foi touro mais potente que já montei. Ele era diferente desde o brete. Você sentia que ele já iria sair derrubando o peão. Era imprevisível em seus pulos e viradas.”

No Instagram o brasileiro fez uma homenagem ao animal: “Air Time: o melhor e mais poderoso touro que eu já tive sob a minha corda. Descanse em paz”, escreveu na postagem acompanhada do vídeo em que é derrubado em menos de 3 segundos, salta no ar, dá uma cambalhota, cai e se levanta com um sorriso, reconhecendo a força do animal, que conquistou, então, a nota 47 de um máximo de 50.

A média de Air Time na liga foi de 44,98 pontos, mas ele fez fez 47,5 pontos duas vezes: no confronto com Jess Lockwood em 2016 e em agosto de 2014 com Kasey Hayes. Além disso, marcou mais de 45 pontos 19 vezes, ultrapassou o limite de 46 pontos em oito ocasiões e fez 47 pontos cinco vezes.

Apesar de ser reconhecido com um dos touros mais difíceis de montar, Air Time nunca foi campeão mundial. Bateu na trave duas vezes.

O animal descansava desde a aposentadoria no rancho dos criadores Matt Scharping e Jared Allen, em Minnesota. Seu sêmen se tornou um dos mais valorizados do circuito.

FONTE: https://globorural.globo.com/cultura/noticia/2025/02/morre-touro-que-derrubou-11-campeoes-mundiais-da-pbr-e-so-perdeu-para-um-brasileiro.ghtml

Foto: Touros e Rodeios