Notícias do Mundo
Instabilidades trazem chuvas em partes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás
Segunda-feira, 23
Sul
A previsão do tempo indica que o começo da primavera vai ser marcado por características de inverno no Sul do Brasil. Isso porque uma massa de ar mais frio e seco ganha força e o céu limpo da madrugada favorece a formação de geadas pontuais a serra catarinense e serra gaúcha.
No interior da região, o sol predomina e espanta o friozinho da manhã. Já no litoral norte catarinense e faixa leste do Paraná, a umidade que vem do mar ainda deixa eventual condição para chuva fraca.
Sudeste
Uma frente fria avança pela costa do Espírito Santo e mantém o tempo instável no leste do Sudeste. No litoral paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo tem previsão de muitas nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia. Além disso, ventos sopram fortes entre os estados capixaba e fluminense.
Na região metropolitana de São Paulo, sul de Minas Gerais, zona da mata mineira e em Belo Horizonte, chove de forma isolada entre períodos de melhoria.
No interior paulista e oeste e norte mineiro, uma grande massa de ar seco predomina, deixando o tempo firme e ainda muito quente neste primeiro dia da primavera.
Centro-Oeste
Áreas de instabilidade associadas à alta da Bolívia, seguem trazendo nuvens carregadas e chuvas com trovoadas a partir da tarde do primeiro dia da primavera sobre o oeste e centro do Mato Grosso. Apenas a faixa leste deste estado é que segue com tempo firme e sem chuva.
Essa é a condição esperada também para a maior parte de Mato Grosso do Sul e também entre Goiás e Distrito Federal. Mesmo assim, o calor é intenso e a umidade relativa do ar fica bastante baixa nestes dois estados.
Nordeste
A primavera começa com aumento da chuva para o sul da Bahia. A aproximação de uma frente fria que vem pelo Espírito Santo já vai deixar o tempo mais fechado nesta área. Além disso, instabilidades formadas a mais de 10 quilômetros de altura espalham eventuais pancadas de chuva isoladas para outras áreas do leste baiano e também na faixa que vai de Sergipe até o leste do Rio Grande do Norte.
Já no interior do Nordeste, nada muda e o dia será marcado por tempo muito seco e ensolarado. As temperaturas seguem altas, especialmente no sertão.
Norte
A atenção fica para o aumento da chuva no Amazonas. Em áreas do oeste deste estado são esperados acumulados entre 50 milímetros e 70 milímetros em apenas 24 horas. Chove forte também no restante do Amazonas, Acre e Roraima, além do norte de Rondônia.
No Amapá e Pará, apesar da previsão de eventual chuva forte, as precipitações vêm de forma mais isolada.
Terça-feira, 24
Sul
Na terça-feira, o frio perde intensidade sobre o Sul do Brasil e diminui a condição para geadas. Pela manhã, se formam nevoeiros no leste gaúcho, mas em boa parte do dia, o sol predomina tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina e Paraná.
A expectativa é que a temperatura da tarde suba um pouco mais, mas o tempo muda novamente até o final do dia. Isso porque áreas de instabilidade formadas a mais de 10 quilômetros de altura trazem nuvens mais carregadas e volta a favorece pancadas de chuva com trovoadas para Paraná e também no oeste, centro e leste catarinense. A chuva vem forte, com trovoadas e possibilidade de granizo pontual no norte e oeste do Paraná.
Sudeste
O dia começa com sol e temperaturas em elevação na maior parte do Sudeste, com sensação de calor à tarde. A exceção fica para o leste mineiro e o Espírito Santo, onde há maior quantidade de nuvens por causa de uma frente fria já na altura da Bahia.
No norte do Espírito Santo a chuva é generalizada e vem com acumulados elevados. Porém, a partir da tarde, áreas de instabilidade que se formam a partir do calor e umidade da Amazônia geram nuvens carregadas, que vêm com trovoadas e até mesmo eventual granizo no estado de São Paulo, oeste fluminense e parte do sul mineiro.
Centro-Oeste
Áreas entre o centro e leste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso do Sul ficam sob o domínio de uma massa de ar mais seco e muito quente. No final do dia até há aumento da quantidade de nuvens sobre estas áreas, mas não chove.
Por outro lado, a umidade se espalha mais no oeste mato-grossense e oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Não se descartam pancadas de chuva fortes com trovoadas e até mesmo eventual queda de granizo.
Nordeste
O avanço de uma frente fria deixa muitas nuvens e chuva generalizada no leste baiano. No sul do estado, os acumulados são mais expressivos, com rajadas de vento.
Alguma chuva isolada ainda é esperada também na zona da mata e litoral, desde Sergipe até o Rio Grande do Norte. Volta a chover também no noroeste do Maranhão no final do dia.
Já nas áreas mais centrais do Nordeste, o ar seco ainda predomina, o que mantém o tempo bastante quente, como nos últimos dias.
Norte
Além do Amazonas, os estados do Acre e Rondônia recebem chuva generalizada e com volumes expressivos no decorrer do dia. Chove forte também em Roraima, Amapá e boa parte do estado do Pará.
No Tocantins, o centro de um vórtice ciclônico de altos níveis mantém o tempo seco e com muito calor no período da tarde, além de pouca nebulosidade. Essa condição é favorável para a formação de focos de queimada.
Fonte/link: Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia/https://tempo.canalrural.uol.com.br/noticias/2019-09-22/instabilidades-trazem-chuvas-com-trovoadas-em-partes-de-mt-ms-e-go?_ga=2.243284480.481023303.1569245348-1116079818.1569245348