Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

Governo veta uso no Brasil de antimicrobianos para promover crescimento de animais

O Ministério da Agricultura decidiu nesta quinta-feira (23) proibir em todo o Brasil a importação, fabricação e comercialização de aditivos utilizados para promover o crescimento de animais produtores de alimentos que contenham três determinados tipos de antimicrobianos.

  • Por que o uso de antibióticos na agropecuária preocupa médicos

A medida, que consta de instrução normativa publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira, vem em meio a preocupações globais com a preservação da efetividade de antibióticos para seres humanos que usam esses antimicrobianos.

A pasta havia sinalizado o veto ainda em dezembro de 2018, quando informou a intenção de proibir os produtos, utilizados para induzir o crescimento de animais, e abriu prazo para manifestação de interessados.

Na época, o ministério informou que há recomendações da Organização Mundial de Saúde para “restrição completa de todas classes de antimocrobianos importantes na medicina humana para promoção de crescimento de animais produtores de alimentos”.

A proibição, válida para os antimicrobianos tilosina, lincomicina e tiamulina, entra em vigor de imediato.

Importadores ou fabricantes detentores de registros para aditivos com esses produtos deverão recolher estoques remanescentes no comércio em até 90 dias.

Os registros dos aditivos ainda serão cancelados, segundo a publicação do ministério.

Produtos em estoque ou provenientes de recolhimento do mercado poderão ser reprocessados para exportação ou adequação como produto veterinário com fins terapêuticos, desde que autorizado pela pasta.

Fonte/link: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/01/23/governo-veta-uso-no-brasil-de-antimicrobianos-para-promover-crescimento-de-animais.ghtml