Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

Bolsonaro pede ajuda dos EUA para zerar desmatamento ilegal até 2030

Presidente brasileiro diz que o país está comprometido com a meta, mas precisará de recursos, por isso pede apoio dos americanos

O presidente Jair Bolsonaro prometeu zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030, em carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta semana. No documento, Bolsonaro afirma que o governo federal está comprometido com “os esforços internacionais de proteção ao meio ambiente”.

O momento é oportuno, pois os Estados Unidos realizam, nos dias 22 e 23 de abril, a Cúpula de Líderes sobre o Clima. O presidente do Brasil participará do encontro, e deve defender os números alcançados pelo país – alguns eles já cita na carta ao democrata.

“É evidente a magnitude dos esforços que a nação brasileira realizou, através dos séculos, para preservar esse patrimônio. Temos 60% de nosso território coberto por vegetação nativa. No bioma Amazônia, essa cifra ascende a eloquentes 84%. Destinamos mais de 30% do território nacional a áreas de proteção ambiental, e essas terras, somadas, correspondem a nada menos que 14% das áreas protegidas do planeta”, diz.

  • Amazônia: 11 municípios concentram 70% do desmatamento, diz Mourão

Na carta, Bolsonaro frisa também que 46% da energia utilizada no país vem de fontes renováveis, quatro vezes mais do que a média de países-membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Se computarmos apenas a energia elétrica, este valor ascende a 82%, três vezes mais que aquele universo de países”, afirma.

O presidente destaca que o Brasil segue comprometido também com a meta de alcançar a neutralidade climática até 2060, e é possível que o objetivo seja antecipado para 2050 caso surjam recursos que deem condições para tal.

Defesa do agro e promessa sobre desmatamento

Bolsonaro também defende o setor agropecuário, dizendo que além de ser um dos motores da economia brasileira, também é um dos mais sustentáveis do planeta. “Ao longo das décadas, esse setor tem logrado conciliar o aumento da produtividade com o respeito a uma das legislações ambientais mais avançadas do mundo, e por meio de programas como o Plano Agricultura de Baixo Carbono”, pontua.

O chefe de Estado diz que apesar de os números falarem por si e mostrarem o comprometimento do Brasil, o país segue tentando fazer “mais e melhor” pelo meio ambiente. Neste trecho, o presidente a eliminar o desmatamento ilegal até 2030.

“Alcançar esta meta, entretanto, exigirá recursos vultosos e políticas públicas abrangentes, cuja magnitude obriga-nos a querer contar com todo o apoio possível, tanto da comunidade internacional, quanto de governos, do setor privado, da sociedade civil e de todos os que comungam desse nobre objetivo”, diz.

Segundo Bolsonaro, uma parceria com os Estados Unidos para viabilizar esse trabalho é interessante para ambos os lados. Ele reforça também que é “possível promover o crescimento e o dinamismo de maneira ambientalmente responsável, e em nenhum lugar esse objetivo é mais premente do que na Amazônia”.

FONTE: https://www.canalrural.com.br/noticias/bolsonaro-eua-desmatamento-ilegal-2030/