Clique e conheça os produtos do Grupo Arena CP

Notícias do Mundo

Agricultores sofrem com falta de armazéns em Mato Grosso

Em 10 anos, o déficit de armazenagem de grãos no Brasil cresceu quase 7 vezes, saindo de cerca de 12 milhões de toneladas, em 2010, para 94 milhões, em 2019.

Os produtores de Mato Grosso estão sofrendo com a falta de armazéns para estocar a produção de soja, que está com uma supersafra. No estado, mais da metade dos produtores não tem depósitos próprios para guardar a oleaginosa.

  • Assista a todos os vídeos do Globo Rural

Mato Grosso é o estado onde este problema está com maior incidência, porém, em todo o país, esta história se repete. Em quase 10 anos, o déficit de armazenagem de grãos no Brasil cresceu quase 7 vezes, saindo de cerca de 12 milhões de toneladas, em 2010, para 94 milhões, em 2019.

Como alternativa, produtores têm se unido para construir e ampliar armazéns ou alugado depósitos de terceiros. É o caso do agricultor César Martins, que tem que pagar 2,5% do total de toneladas obtidas para poder guardar sua produção.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2019, apenas 16% da produção nacional foi armazenada nas propriedades rurais. Em outros países este número é bem maior, como nos Estados Unidos que chega a 80%.

   FONTE : https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2021/04/04/agricultores-sofrem-com-falta-de-armazens-em-mato-grosso.ghtml