Notícias do Mundo
ABPA lança campanha de prevenção à peste suína após confirmação de caso no Haiti
País é o segundo a ter casos identificados nas Américas.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) iniciou uma campanha de prevenção à Peste Suína Africana (PSA) nesta segunda-feira (20) após a confirmação de casos no Haiti.
Em julho, o primeiro caso nas Américas foi identificado na República Dominicana, desde então o Brasil está em alerta para evitar que a doença se instale no país.
A ABPA divulgou em nota que, por meio do Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (GEPESA), uniu esforços junto ao Governo Federal pela intensificação da defesa sanitária.
A América Latina também entrou em estado de atenção por meio do grupo #TodosContraLaPPA, com intercâmbio de informações e esforços de 21 associações de 18 países do continente latino-americano, lembra Sulivan Alves, Diretora Técnica da ABPA.
Além disso, durante a Conferência de Ministros de Agricultura das Américas 2021/Junta Interamericana de Agricultura (JIA), realizada no início de setembro, na Costa Rica, ministros dos 34 países integrantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) se comprometeram a realizar ações conjuntas com a colaboração de organizações internacionais ligadas à produção de alimentos e à saúde animal.
Peste suína africana
O registro da peste suína africana na República Dominicana foi o primeiro nas Américas desde a década de 80, quando ela foi considerada erradicada, após casos no Brasil, em Cuba, no Haiti e na própria República Dominicana.
A doença já dizimou rebanho na China e existem casos espalhados em toda Ásia e Europa.
Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína. Produziu 4,436 milhões de toneladas em 2020 – cerca de 4,54% da produção mundial – e exportou 1.024 mil toneladas – 23% da produção nacional – para 97 países.
A doença chegou ao Brasil em 1978 no estado do Rio de Janeiro, por meio de resíduos contaminados de alimentos provenientes de voos internacionais com origem em países onde a doença estava presente.
A última ocorrência de PSA no Brasil foi registrada no estado de Pernambuco, em novembro de 1981, e as medidas aplicadas pelo serviço veterinário oficial brasileiro permitiram a erradicação da doença em todo seu território e a declaração de país livre de PSA em 1984.
FONTE: