Notícias do Mundo
Tarifaço continua para parte do agro: café solúvel, uva, mel e pescados ainda sofrem taxa de 50% nos EUA
Produtos não foram contemplados pelos recentes anúncios do governo americano que isentaram algumas mercadorias das taxas de 10% e 40%.
Nem todo o agro pode ter o “presente do Natal” do fim do tarifaço. Produtos brasileiros como o café solúvel, a uva, o mel e os pescados ainda estão sendo taxados em 50% nos Estados Unidos.
Isso porque eles não foram contemplados pelas duas decisões do governo americano, publicadas neste mês, que isentou centenas de produtos de tarifas adicionais.
A primeira delas, no dia 14, retirou a tarifa recíproca de 10%, imposta em abril, para cerca de 200 produtos alimentícios de diversos países.
A segunda, na última quinta-feira (20), foi direcionada ao Brasil, e suspendeu a sobretaxa de 40%, anunciada em julho, para mais de 200 produtos, que foram acrescentados à lista anterior de quase 700 exceções ao tarifaço.
As duas medidas trouxeram um grande alívio para o agro, já que tiraram da taxação produtos de peso da exportação nacional, como o café em grão e a carne bovina, que são, respectivamente, o segundo e o terceiro itens mais vendidos pelo setor aos EUA, atrás dos produtos florestais.
