Notícias do Mundo
Abigeato: casos no RS caem quase 15% após instalação de delegacias especializadas
Desde 2018, o estado conta com a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), que tem auxiliado na repressão dos delitos; municípios de Bagé, Alegrete, Camaquã e Cruz Alta contam com unidades
Os crimes de abigeato, caracterizados como furtos ou roubos de animais, estão entre os maiores pesadelos dos pecuaristas. Para deter a escalada de ocorrências desse tipo no Rio Grande do Sul, foram instaladas delegacias voltadas especificamente ao combate e resolução de casos envolvendo furto de gado. Desde a implantação da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), em 2018, o estado viu cair em quase 15% o número de casos.
Nesse período, houve uma forte queda nos furtos de animais em todos os anos seguintes, com exceção ao ano passado, que registrou um pequeno aumento. Para o delegado André Mendes de Matos, titular da unidade da Decrab em Bagé (RS), a queda dos casos reflete o avanço dos trabalho da delegacia. De 2018 até 2021, houve uma queda de 14,58% nas ocorrências.
“É uma redução bem significativa e se dá ao fato de termos voltado as nossas forças muito mais para o combate de organizações criminosas que viram no agronegócio uma oportunidade e passaram atacar esse setor, que é muito responsável pela variação positiva ou negativa do PIB do Brasil”, aponta Matos.
Preço do boi e zona livre de aftosa
A partir de 2020, os preços médios do boi registraram fortes elevações no estado e em todo o Brasil. Além disso, o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação fez com que o rebanho bovino gaúcho fosse ainda mais visado.
fonte: https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/abigeato-gado-queda-delegacias-especializadas/
